Sabe-se que Business Intelligence é, a grosso modo, o processo de coleta, organização e análise de dados ou informações. E quando se fala de análise e interpretação de dados, é importante dar atenção mais que especial a um tipo de informação vital para o sucesso e efetividade do negócio, o KPI (Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho, em português).
Uma boa ferramenta ou solução de BI permite a criação de KPIs de maneira rápida, simples, de fácil interpretação, amigáveis e com baixo investimento. Resumindo o sentido desta sigla, KPI se refere aos números e indicadores vitais para a medição de determinadas ações e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização. Cada área de atividade possui seus indicadores de performance específicos, e hoje vamos analisar qual o papel do Business Intelligence e os KPIs de gestão a serviço do seu negócio.
Há um extenso leque de métricas que se pode acompanhar no andamento das atividades das empresas. A vastidão de dados e a eventual falta de objetividade em alguns deles são nocivos à análise eficiente com foco na tomada de decisões e planejamento estratégico.
KPI – A verdadeira chave do sucesso
Pode parecer simplório, mas não é, pois priorizar algumas métricas em detrimento de outras é uma tarefa que demanda experiência, conhecimento e feeling de um negócio. Uma grande responsabilidade, em última análise.
Os KPIs são veículos de comunicação, que permitem aos Gestores comunicarem a seus liderados o quão eficiente é um processo e seu desempenho. Definir o que realmente importa, o que deve ser medido e acompanhado é o maior desafio das organizações. Avaliar os Indicadores-Chave de Sucesso pode determinar mudança no rumo dos negócios, redimensionar investimentos e equipes, reavaliar estratégias.
O principal aspecto a se observar em relação aos KPIs da sua atividade é que eles devem refletir ações que impulsionam sua companhia ao sucesso, ou seja: a alcançar seus mais importantes objetivos.
Características de KPIs eficientes
Perceba que os KPIs não são, necessariamente, objetivos a atingir, e sim indicadores que orientam as ações estratégicas da companhia. Em termos mais técnicos, os KPIs são índices que refletem a performance da empresa e, a partir deles, os gestores podem ter uma visão mais ampla e tomar as decisões mais apropriadas.
Um bom KPI não deve ter interpretação confusa, de forma que sempre direcione a uma ação clara e bem definida. E também devem ser baseados em dados precisos, pois nada é mais nocivo do que um indicador de desempenho que não traduza aquilo que aparenta ser.
Se ao observar um KPI ele pareça irrelevante ou pouco importante, é preciso revê-lo – ou talvez até abandoná-lo. Um Indicador-Chave de Desempenho deve ser realmente importante. Senão, ele não é um Indicador-Chave, ou não indica Desempenho. Portanto, deve ser tratado de outra forma.
Um verdadeiro KPI também tem outra característica importante: seu valor deve ser percebido facilmente por todos os colaboradores da empresa. Pense: como buscar a melhoria de indicadores que não são valorizados por todos da mesma forma? É necessário que todos entendam o quão ele é vital para o sucesso do negócio como um todo. Senão, poderá ser negligenciado, prejudicando todo o diagnóstico que poderia ser alcançado com a análise de dados.
Resumindo, para deixar a definição das características (ou funções) de um KPI de qualidade mais claras, podemos estabelecer alguns atributos que facilitem o entendimento:
Os indicadores precisam espelhar os objetivos da empresa em sua totalidade e alcance;
Os indicadores precisam ser relevantes para a empresa e para todos os níveis de funcionamento da mesma;
Os indicadores devem necessariamente ter sua origem em informações exatas e de confiança;
Um indicador deve ser “entendível”. Quanto mais fácil de compreender, melhor para que todos percebam de que se trata;
Um KPI deve servir para algo em concreto. Indicadores sem uso prático - assim como qualquer outro recurso - devem ser descartados;
O que são os Key Performance Indicators?
São:
Quantificáveis/medíveis e acionáveis
Fatores medíveis e críticos para o sucesso de sua organização
Conectados com os objetivos da instituição
Resumíveis em 5-8 métricas
Aplicáveis de forma consistente à companhia
Não são:
Métricas imprecisas e pouco claras
Métricas “interessantes”, mas que não são acionáveis
Relatórios (melhores keywords, buscas mais frequentes)
Métricas extensivas e complexas
Métricas questionáveis
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Esse artigo foi publicado na Inteligência de Negócios http://blog.in1.com.br/