Se você é responsável pela gestão de uma grande instituição que conta com o ensino presencial e à distância, provavelmente, deve enfrentar importantes desafios para gerenciar as matrículas nas duas modalidades.
Além disso, é possível que sua equipe passe boa parte do tempo realizando a produção de relatórios manuais que especifiquem minimamente a origem e situação de cada um dos alunos.
Porém, mesmo assim ainda é difícil estabelecer um grupo de indicadores que permitam uma tomada de decisão assertiva, pois você tem sempre uma foto do passado – o que dificulta a ação em tempo real.
Isso faz com que sua escola perca receita, já que não consegue identificar em tempo as razões que estão levando os alunos a desistirem dos cursos, por exemplo.
Entenda os benefícios do BI na educação a distância
A ferramenta de BI (Business Intelligence) apoia a gestão de ensino à distância, permitindo a otimização da performance, da eficiência e a efetividade no gerenciamento de informação.
Com ele, você pode estabelecer um grupo de indicadores, capaz de identificar diversas informações relevantes para o desenvolvimento do negócio como, por exemplo:
- Quantidade de usuários que não estão cadastrados em nenhum curso.
- Número de alunos que visitaram o curso, que estão online ou os que não fizeram o primeiro acesso.
- Quais alunos estão sem acessar o ambiente a “x” dias.
- Quais tópicos do fórum foram mais acessados e os menos acessados.
- Qual o tempo médio que os alunos demoram em cada página.
- Qual o histórico das respostas de um aluno em uma determinada questão.
- Quais as notas de um aluno em determinado questionário.
- Quais as tentativas de respostas de um aluno em determinada questão.
- Quais alunos seguem o índice padrão para acessar o material.
- Quais alunos interagem mais entre si.
- Qual mecanismo de comunicação é mais utilizado no ambiente.
- Quais assuntos foram mais discutidos e por quais alunos e quais alunos não discutem.
Controle em tempo real
Ao ter acesso a todas essas informações fica mais fácil planejar as aulas à distância e gerenciar o aproveitamento dos alunos.
Sem contar que você tem a possibilidade de definir um programa de ensino que seja aderente ao perfil do público-alvo de cada curso e ainda controlar a situação financeira de cada matrícula.
E tudo isso pode ser feito por meio de uma dashboard único, que permite o cruzamento de diversos dados e a construção de cenários, de forma rápida e intuitiva.
Portanto, uso o BI na educação à distância para aprimorar a qualidade dos seus cursos e ter mais controle do desempenho de cada aluno.
Esse artigo foi publicado na Inteligência de Negócios http://blog.in1.com.br/