top of page

Como melhorar o desempenho dos colaboradores nas instituições de ensino


Ter uma equipe motivada e engajada com o negócio é um dos principais fatores para o bom desempenho operacional. Um estudo realizado pela consultoria de gestão de negócios Hay Group aponta que funcionários altamente engajados têm a capacidade de produzirem até 30% a mais. No dia a dia, nem sempre é simples alcançar esse nível de interação com a equipe. Dependendo do porte da organização, fica complicado fazer uma gestão precisa e eficiente do desenvolvimento e entrega dos profissionais de cada departamento.

O ideal é que a área de RH conte com ferramentas que ajudem a otimizar esse processo

Como melhorar o desempenho dos funcionários com o BI

Ao usar uma solução de Business Intelligence (BI), a instituição de ensino consegue analisar o índice de proficiência de seus colaboradores.

Dessa forma, passa a ter o controle do volume de horas extras, absenteísmo, produtividade e até mesmo do custo com o pessoal.

Outro ponto importante é que o uso de uma ferramenta de inteligência de negócios possibilita que seja praticada uma gestão de Recursos Humanos mais estratégica e menos operacional.

Ao ter acesso às informações dos colaboradores é possível entender as principais necessidades de treinamento e, assim, investir em programas de capacitação escolar de acordo com as necessidades apresentadas pelas equipes.

Mais eficiência nos processos

Se foi identificado, por exemplo, que as campanhas internas de comunicação não estão aderentes ao negócio ou que as taxas de conversão de matrículas estão abaixo do esperado pode-se considerar o investimento em um curso de marketing para a gestão escolar. Com certeza, essa é uma maneira de solucionar um problema em prol de melhores resultados.

Porém, só é possível mapear a falha ou a necessidade interna, ao ter acesso aos dados e identificar a origem dos problemas. E isso tem que ser feito com o uso da tecnologia.

Administração do desempenho do corpo docente

Um dos problemas que geram a desistência de alunos dos cursos ou o desinteresse pelas aulas é a insatisfação com os professores.

Quando falamos do universo escolar, estamos diante de dezenas, às vezes, centenas de profissionais. Dessa forma, fazer uma análise individual e manual do desempenho de cada colaborador em sala de aula pode não ser tão eficiente.

Uma das maneiras de resolver esse problema é implementando a avaliação por desempenho. Nesse caso, a ferramenta de BI também pode ajudar a analisar os dados e dar insights para corrigir eventuais problemas e tomar decisões assertivas.

A solução de Business Intelligence funciona como um cockpit da organização. Dessa forma, em um único dashboard é possível ter acesso a todos os instrumentos que vão permitir direcionar o planejamento estratégico da escola e colher resultados positivos.

Se ainda está em dúvida de como melhorar o desempenho dos funcionários com o uso do BI, fale conosco. Estamos à disposição para ajudar a sua instituição de ensino nesse processo.

Esse artigo foi publicado na Inteligência de Negócios http://blog.in1.com.br/

Deseja identificar o nível de gestão da sua empresa? Clique aqui e saiba mais!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão-Whatsapp-300x110.png
bottom of page