top of page

Como o business intelligence ajuda a controlar e qualificar os gastos públicos



A gestão de um órgão público não é algo simples. Além de lidar com o dinheiro dos impostos pagos pela população, os gestores possuem a responsabilidade de manter todos os dados atualizados, ter precisão nas decisões e rapidez nas ações. Para isso, muitos usam o business intelligence (BI) para gerenciar órgãos públicos.


Apesar de ser um benefício comprovado na prática por centenas de gestores públicos, muitos ainda permanecem com o trabalho manual e o alto risco de decisões equivocadas. Isso ocorre, em grande parte, por ter o gerenciamento de dados baseado em ações manuais e sem o business intelligence para auxiliar na gestão da informação. Quer saber como o BI pode transformar o gerenciamento de uma empresa governamental? Acompanhe nosso post e conheça dois casos práticos em que a plataforma Qlik foi utilizada na gestão das informações, na geração de indicadores rápidos e seguros!


A administração pública vive há alguns anos com uma realidade diferente: os orçamentos são mais limitados, as verbas são comprometidas e existe uma exigência maior pela eficiência nas decisões.


Área de Finanças

Antes de usar o business intelligence como solução para os dados da prefeitura, tudo era realizado de forma manual. Nesse caso, as planilhas e relatórios eram baseados em situações que haviam acontecido, agora, os gestores podem prever cenários e agir com precisão nas decisões que precisam tomar. Em 2016, a Plataforma Qlik foi utilizada principalmente no encerramento do exercício do mandato. O uso do business intelligence ocorreu fundamentalmente na análise dos dados e na sugestão de propostas para as áreas que necessitavam de cancelamento de empenhos ou de manutenção de saldos financeiros.

Aumento da velocidade no acesso das informações

A velocidade para acessar as informações foi o destaque do uso do business intelligence na Prefeitura de Santos. A Plataforma Qlik contribuiu com a geração de dados confiáveis e na rápida tomada de decisão em um momento importante para a administração do município. Cerca de 40 gestores usam a Plataforma Qlik em seu dia a dia, especialmente para gerar relatórios de forma rápida, evitar o trabalho manual e garantir a fidelidade dos dados. Ao usar o business intelligence, relatórios que demoravam quatro meses para serem emitidos são criados em horas. O BI teve a função de agilizar o trabalho dos gestores, eliminar tarefas manuais que burocratizavam as funções e que não traziam velocidade à gestão pública. Essa transformação foi comprovada no cotidiano dos funcionários da Prefeitura de Santos e pela população.


Secretaria da Fazenda do Distrito Federal (Sefaz/DF)


A Sefaz/DF usou a Plataforma Qlik para transformar o modo com que o acesso as informações ocorria na Secretaria. Tudo começou com o uso da ferramenta na fiscalização e no incremento da receita de forma espontânea com a criação do Posto Fiscal Eletrônico. Com o uso da ferramenta os auditores da Sefaz do Distrito Federal puderam acessar os dados de forma efetiva e em tempo real, os documentos eram analisados antes mesmo dos produtos chegarem em Brasília. Com isso, o incremento no setor de cosméticos, por exemplo, cresceu 27% em 2016. O uso da inteligência no acesso as informações estratégicas foi utilizado para o setor de administração dos recursos públicos, como Tribunal de Contas, órgãos de controle e licitação. Hoje, com o business intelligence, os investimentos públicos podem ser comparados com transparência e em tempo real.


Por que usar o business intelligence para gerenciar um órgão público?


Assim como a iniciativa privada, os órgãos governamentais precisam de agilidade na mensuração dos resultados, geração de indicadores rápidos e eficientes. Tudo isso permite uma rápida tomada de decisão com uma base em informações seguras. Tanto a Prefeitura de Santos, quanto a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal experimentaram a transformação que a Plataforma Qlik é capaz de promover na gestão pública. Esses foram apenas dois exemplos de como o setor público pode transformar seus serviços através da tecnologia.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão-Whatsapp-300x110.png
bottom of page