O objetivo do planejamento estratégico é definir uma direção para a empresa. E o processo de definição é tão importante quanto o plano. É um momento de reflexão, discussão, interação – de avaliação interna de forças e fraquezas, das oportunidades do mercado, do perfil da concorrência, da elaboração de planos e definição de objetivos e metas.
Mas, não basta definir uma direção. A estratégia tem que ser traduzida em planos e projetos específicos. Em cada caso, é preciso definir:
· Os objetivos a serem atingidos por cada estratégia , preferencialmente de forma quantitativa · Como será atingido, quais a ações requeridas para atingir o objetivo · Quais são os recursos necessários para implantar cada estratégia – humanos, financeiros, tecnológicos, etc… · Os obstáculos a serem superados · As responsabilidades e prazos – quem fará o que, quando · O retorno esperado sobre o investimento
Caso contrário, não se tem um plano, mas apenas um desejo, um wishful thinking. E, o prazo do plano varia significativamente de empresa para empresa.
Quer ler mais clique na imagem acima.
Fonte: Revista Exame Digital